Olhares Coletivos

Comentários 5

Mônica Maia,  editora de fotografia da Revista da Folha, enviou – com exclusividade para o Olhavê – um texto contando sobre a experiência de realizar esta ação (tão bem sucedida) em comemoração ao aniversário de São Paulo: Mônica convidou quatro coletivos fotográficos de São Paulo para ocuparem quatro páginas duplas da revista.

Como a Revista da Folha só circula em São Paulo, disponibilizamos as quatro páginas em PDF:

cia de fotogaleria experienciagarapa | sx70

Olhares Coletivos

Diante de uma cidade que completa 456 anos de histórias tão diversas, de múltiplas características, de tantos povos e com tantas cenas que se formam diante dos nossos olhos, seria difícil eleger um único olhar que representasse São Paulo.

O desafio então foi repassado a quatro coletivos de fotógrafos para criarem seus “olhares especiais”, para a edição de aniversário da Revista da Folha, que publica semanalmente uma foto na seção “Olhar”.

Cada um ao seu modo, mas todos com a mesma dinâmica de criação, a partir dos diversos pontos de vista, além da diversidade de vivências individuais e processos colaborativos, a ideia era que a cidade fosse refletida de forma conjunta, pelos fotógrafos que vivem e trabalham nela, a partir da identidade de cada coletivo.

Como os clássicos são sempre inspiradores, o SX70 não poderia ficar de fora. Formado por sete amigos que se uniram em torno da paixão, ou obsessão, pela polaroide, continuam percorrendo as ruas de São Paulo, com as máquinas fotográficas que geram no mesmo instante, papéis mágicos onde vemos a imagem aparecer lentamente.

A Cia de Foto se multiplicou e criou um super coletivo. Fez um convite aberto no blog para que outros fotógrafos compartilhassem com eles este espaço. Uma imagem foi criada com 230 fotos. A história ganhou vida própria e a proposta ganhou um blog dedicado: São Paulo de Muitos.

O Garapa, saiu na madrugada, com uma máquina de médio formato, em busca de duas experiências raras nos dias de hoje: fotografar com filme e registrar as marginais vazias. Encontraram filas e filas de caminhão e muita fumaça. Se depararam com uma cidade que é bonita porque é feia.

A Galeria Experiência, refez os  caminhos que foram os trajetos de cada um dos quatro integrantes do coletivo, por muitos anos. A pé, de moto, de carro e de ônibus, coincidentemente, era assim que cada um se locomovia. Vivenciaram num único dia, momentos de nostalgia.

Nas oito páginas dedicadas ao “Olhar” de aniversário da cidade, estão publicadas 244 fotos. Continuamos com o desafio de qual é o olhar que representa São Paulo. Impossível numa metrópole de tamanha riqueza visual.

Os trabalhos impressos foram acompanhados de links para os respectivos multimídias, que completam as experiências de cada um dos coletivo, na São Paulo de Muitos Olhares.

Por Mônica Maia.

Comentários 5

Deixe um comentário